Categorias
Uncategorized

Por que certos pensamentos e desejos ficam no inconsciente?

Na teoria psicanalítica da personalidade de Freud, o inconsciente é uma parte da mente que funciona como um reservatório de sentimentos, pensamentos, impulsos, e memórias que estão fora da nossa consciência.  

A maior parte dos conteúdos do inconsciente são inaceitáveis ou desagradáveis, como tendências agressivas (vontade de machucar ou matar alguém, por exemplo). 

Esses conteúdos podem ser inaceitáveis pela mente consciente da pessoa, então podem gerar ansiedade e conflito interno. Por isso, costumamos não pensar nessa nossa “parte ruim” (mas ela continua existindo). 

De acordo com Freud, o inconsciente continua a influenciar o nosso comportamento e experiência, mesmo que nós não tenhamos conhecimento dessas influências ocultas. 
A mente pode ser, para fins didáticos, representada como um iceberg.Tudo acima da água representa o consciente, enquanto tudo abaixo da água representa o inconsciente.  

Esses conteúdos ocultos do inconsciente (desejos imorais, tendências agressivas, pensamentos e ideias desagradáveis etc.) só podem ser conhecidos de forma indireta.

Por exemplo, podemos ver manifestações de conteúdos inconscientes em sonhos e atos falhos. Freud buscava trazer esses conteúdos inconscientes à consciência através do uso de uma técnica chamada de associação livre. O objetivo é que a pessoa fale tudo que passa pela mente, sem censura.  

O inconsciente é fundamental para Freud.  É lá que a psicanálise vai buscar as causas e explicações de diversos comportamentos, pensamentos e transtornos mentais.  Para entender uma pessoa (que pode ser você mesma) precisamos entender como o inconsciente funciona.

Por tiago

Meu nome é Tiago Azevedo.

Desde o início da graduação em Psicologia vi na internet o melhor meio possível para conversar sobre a mente e o comportamento humano.

Acredito que o conhecimento científico pode (e deve) ser compartilhado, e não ficar limitado a laboratórios de pesquisa e consultórios de psicoterapia. Por isso, estabeleci como objetivo trazer o conhecimento científico para a prática cotidiana, da forma mais didática e acessível possível.

O grande psicólogo George Miller concluiu seu discurso presidencial da Associação Americana de Psicologia (APA) de 1969 dizendo que não conseguia imaginar nada "que fosse mais relevante para o bem-estar humano e nada que pudesse representar um desafio maior para a próxima geração de psicólogos do que descobrir a melhor forma de doar (distribuir) a psicologia".

Desafio aceito.

2 comentários a “Por que certos pensamentos e desejos ficam no inconsciente?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *